terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Contra a Privatização da água em Castilho

FÓRUM DA CIDADANIA DE CASTILHO – F.C.C.
Construindo os Alicerces do Poder Popular!

Castilho/SP, fevereiro de 2010


CONQUISTAS E COMBATES – ATÉ AQUI # 2

CAIU A MÁSCARA: PREFEITO E SETE VEREADORES VENDEM NOSSA ÁGUA
E JOGAM A VONTADE DO POVO NO ESGOTO

> Na surdina, Antônio Carlos Ribeiro (PTB) enviou as propostas de privatização que a população tinha repudiado em Audiência Pública, em setembro de 2009. Mesmo assim, o Prefeito e seus assessores colocaram essa afronta em letra de lei. Ignoraram o resultado da enquête feita pela ECONG, na qual a cidade respondeu com um grande “não!” à essa medida desnecessária. E, na última segunda-feira, 1º de fevereiro de 2010, a Câmara aprovou às pressas os três projetos de lei que (1) terceirizam a água, sob licitação; (2) alteram as normas da prestação do serviço; e (3) cria a autarquia reguladora.

Os traidores: Jailton Pereira de Souza (DEM); Flávio José do Nascimento (DEM); Nelson [Cacete] Pereira (PSL); José Borges (PSC); Valdenir [Nico] Bispo dos Santos (PTB); Sandro [do CD] César Nogueira (PTB); Sebastião dos Reis [Tião Japonês] (PP). Essa traição tem preço?

Apenas o vereador Albecyr Pedro da Silva (PP) contrariou seu partido e ficou ao lado do povo. Votou contra a proposta. Bravo, Albecyr! O sr. Daniel Batista de Oliveira (PSL), que, enquanto presidente da Câmara, tinha poder de sobra e conhecimento acumulado de quatro mandatos como vereador, não suspendeu a votação – já que a população deveria estar ciente do que se decidia ali. Se até pra forró na Praça eles fazem plebiscito, por que não pra privatização da água, que é de interesse vital dos cidadãos? O sr. Daniel poderia, pelo menos, ter orientado qualquer um de seus colegas a pedir vistas sobre o projeto de lei. Mas não...

VAMOS REVERTER ISSO: MANIFESTAÇÃO E PROCESSO NELES!
> Povo castilhense, venha participar da manifestação na Câmara Municipal. Será o nosso pré-Carnaval! O povo unido jamais será vencido! O povo organizado jamais será pisado!

MANIFESTAÇAO POPULAR CONTRA A PRIVATIZAÇAO DA ÁGUA!
SEGUNDA-FEIRA, DIA 8 DE FEVEREIRO, ÀS 8H30 DA MANHÃ
EM FRENTE À CÂMARA MUNICIPAL – TRAGA SEU TÍTULO DE ELEITOR!

Vamos recolher assinaturas para alterar a Lei Orgânica do município a favor do povo! TRAGA O SEU TÍTULO DE ELEITOR! Vamos impedir que qualquer serviço municipal seja privatizado sem antes obter a aprovação, em plebiscito popular, da maioria dos munícipes!

E, sobretudo, vamos pressionar para que tenha efeito imediato o documento que protocolamos nesta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, impedindo a privatização da água, encaminhado pelo Núcleo pela Ética na Política de Castilho (NEPC), do Fórum da Cidadania de Castilho (FCC), através do sr. Uederson. Queremos que seja anulado o ato da presidência da Câmara, que encaminhou pra votação os três projetos de lei privatizando a água (sem a devida publicidade anterior).

> Quanto às melhorias na rede de abastecimento de água e de saneamento, nossa proposta é: nem SABESP nem concessão para empresa terceirizada. Com uma parte dos R$ 7,9 milhões da CESP, reformar o sistema de saneamento básico. Ponto. Jogar a culpa naqueles que não conseguem pagar a água em dia é tão desastroso quanto o gerenciamento da água em Castilho. Afinal, se os inadimplentes fossem punidos, haveria alguma alteração na qualidade do atendimento?


RESPONDA RÁPIDO:
• Você paga as tarifas pra Prefeitura. Daí, ela contrata funcionários, constrói a rede de água, esgoto e caixas d’água. E, depois de tudo pronto, ela decide “dar” a estrutura construída com o seu dinheiro a uma empresa terceirizada, que já anunciou que vai arrancar ainda mais grana do seu bolso – isso é justo?
• Em Andradina, onde teve privatização, a tarifa diminuiu – ou aumentou em 70% ?
• Os concursados que trabalham no departamento de água e esgoto serão mesmo demitidos quando o departamento deixar de existir?
• E a empresa que vencerá a licitação? É mesmo a tal OAS (Brasília) – ou alguma de suas filiais?
• E se a terceirização da água for apenas o começo? O que virá depois? A coleta de lixo? Varreção? Terceirização da frota, como já ocorre na educação e na saúde? Ou... a merenda escolar?

E O ASFALTO DO NOVA IORQUE E DO LARANJEIRAS?
• Por que tem empresas tão interessadas em doar rejeito asfáltico pro Carnaval da Prefeitura, quer dizer, pra cobrir o “recinto de festas” da Estação ferroviária, mas são incapazes de fazer o mesmo pelos moradores do Nova York e do Laranjeiras?
• Por que os investimentos em merenda escolar foram cortados em 30%?
• Por que continua faltando remédios na farmácia municipal?
• Por que a prefeitura insiste em anunciar o Carnaval mais caro da história de Castilho, inclusive com a vinda de uma escola de samba e a contratação de um carnavalesco?
• Por que a imprensa berra estericamente que a prefeitura vai melhorar a vida do povo, mas se esquece de dizer que está ameaçando muitos deles com ações de despejo?

CALAR DIANTE DA INJUSTIÇA E DA CORRUPÇAO É CONSENTIR COM ELAS!



ABRA – AMACASTILHO – AMST – CUT – ECONG – FERAESP – MST – NALIP – NEPC – NLAR – NNY – NPEN – SSMPC